Bem Vindo!

Sociedade de Combate Histórico, Estudo e Recriação Medieval em Armas, voltada para estudantes do período medieval em Brasília e região.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Pessoal, iniciaremos um tópico sobre cada uma das guardas da tradição italiana, mais voltada ao Mestre Fiore e seu Flos, mas hoje vamos com outro mestre (Vadi, figura1), como SEMPRE falam desta guarda vamos começar por ela: Posta di Falcone, a Guarda do Falcão.

Guarda que ficou mundialmente famosa no filme "Cruzada" (Kingdom of Heaven) de 2005 dirigido por Ridley Scott com Orlando Bloom e Liam Neeson (figura 2).

Muitas vezes confundida como parte do Flos Duellatorum do Mestre Fiore, quando na verdade surgiu no tratado de 1485 chamado "De Arte Gladiatoria" do mestre Filippo Vadi.

Chamada de Oberhieb na tradição alemã (Hans Talhoffer, figura 3), della guardia alta por Giacomo Di Grassi, Jodan no Kamae na tradição japonesa (kendo, figura 4) e associada a posta frontale no Flos (figura 5, associação que eu discordo em parte).

Eis o trecho orginal:

"Son Posta di Falcon suprana e altera per far defensa a ciacuna maniera."

Em uma tradução livre seria algo como:

"Sou a Guarda do Falcão, com a lâmina em posição vertical para alcançar a defesa em todos os sentidos."

Aplicação correta (figura 6):
Espada acima da cabeça, em um ângulo aproximado de 45 graus, e não atrás, correndo o risco da guarda acertar a nuca, lâmina em posição reta para não denunciar de onde virá o golpe (de frente ou descerá pelos lados), de preferência execute em sequência e sempre alternando a direção, combine com golpes de estocada e/ou concussão.

Quando estiver cansado evite, o tempo de resposta é maior e se expõe a golpes de estocada como posta breve (figura 7) ou sagittaria (figura 8.) por exemplo.

Embora seja um aquecimento e eu não achei que iam filmar/postar Estevao Fernandes de Souza, seu maldito!) um video curto aonde uso a guarda do falcão aos 9 e 18 segundos:

http://www.youtube.com/watch?v=hLJ7MVeHnlo

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Scherma Brasília - Scherma Brasília - Powered by Blogger - Designed by Guiarony Moreira Machado. -